Seminário Arte-Educação em Rodas de Conversa veja aqui o mapa da Faculdade de Medicina da Bahia


mais informações


Confira quem são os palestrantes do seminário Arte-Educação em Rodas de Conversa!

Beth Rangel (BA)

É professora adjunta da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (Ufba) com formação em Licenciatura em Dança e Dançarino Profissional. Atuando como docente nas áreas de processos criativos e no ensino da dança com o módulo Arte como Tecnologia Educacional. Como coordenadora do Colegiado dos Cursos foi responsável pelo processo de Reconstrução Curricular e implementação do novo Projeto Político Pedagógico da Escola de Dança (2000-2006). Ocupou os cargos de vice-diretora da Escola de Dança, Chefe do departamento de Teoria e Criação Coreográfica, Chefe do Colegiado dos cursos de Dança e Assessoria do Reitor para assuntos de Extensão (Ufba). 



Ilo Krogli (SP)

Artista plástico nascido em Buenos Aires – Argentina e naturalizado brasileiro. Educador, Diretor, Autor e Ator de Teatro. Lecionou e realizou experiência criadora com crianças, jovens e adultos na escolinha de Arte do Brasil, no Rio de Janeiro, pioneira de todo movimento de arte-educação no Brasil.Dirigiu o Centro de Arte e Criatividade Infanto-juvenil, do Departamento de Cultura, da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro no Méier. Desde 1980 coordena cursos de teatro e arte integrada para crianças, jovens e adultos na Casa Ventoforte Centro de Arte e Cultura Integrada.Grandes Prêmios (APCA – Associação Paulista dos Críticos da Arte, Mambembe, Moliére, Apetesp, Flávio Rangel entre outros), melhores texto pela Fundação Nacional do Livro para Infância e Juventude pela publicação do texto teatral “História de Lenços e Ventos” e recentemente dois Prêmios Shell (música e cenário) em sua 17ª Edição de São Paulo, além de uma indicação para direção. Em março de 2008 recebeu o Prêmio Shell por sua contribuição ao Teatro Brasileiro.


Karen Acioly (RJ)

Formada em comunicação Social, UFRJ e pós-graduada em metodologia do ensino superior. Criadora e diretora artística do FIL - Festival internacional Intercâmbio de Linguagens e fundadora e diretora artística do Centro de Referência Cultura Infância/Teatro do Jockey. Autora e diretora teatral, com 31 peças de sua autoria e direção encenadas e oito livros publicados. Dos seus principais trabalhos estão: Fedegunda, Fina, Tuhu, o menino Villa-Lobos, O Garoto Noel (Rosa), Bagunça, a ópera baby, Manossolfa, Iluminando a história,O Ogroleto, Sinfonieta Braguinha, A história da Baratinha, Festa no Céu, Infância, A bossinha nova, Quem inventou o Brasil, entre outros. Recebeu os prêmios: Mambembe, Sharp, Coca -Cola e Maria Clara Machado do teatro para crianças e jovens. Também recebeu o prêmio Lúcia Benedetti/Fundação Nacional do livro infanto juvenil, considerados o melhor livro de teatro (Tuhu, o menino Villa-lobos, ano 2008 e Os meus balões, ano 2010), além de organizar e publicar o I Catálogo Livre do Teatro Infantil.


Laís Dória (MS)

É atriz, artista pesquisadora, pintora, diretora de teatro e encenadora da Casa de Ensaio. Mestre em Artes Cênicas pela ECA/USP. Desenvolve trabalhos na área de teatro para infância e juventude. Fundadora e Supervisora Artística e pedagógica da Casa de Ensaio. Desde 1976 desenvolve a Pedagogia da Casa com uma metodologia artística e pedagógica do curso ‘Brincaturas e Teatrices’e dirige a trupe da casa. Membro do Secretariado do Grupo Brasil da Rede Latino Americana de Arte Transformação, líder AVINA e do Núcleo de Cultura e Artes do IC&A. Atua na área de Artes, com ênfase em pedagogia do teatro social para infância e juventude, cultura da infância, cultura da delicadeza, cultura brasileira, educação com arte, direção cênica, arte sustentável e jogos teatrais.

Maria Eugênia Milet (BA)

Atriz, psicóloga com formação em psicanálise, arte-educadora, co-autora do livro Manual de Criatividades, professora-mestra da Escola de Teatro da UFBa, idealizadora e coordenadora geral do CRIA - Centro de Referência Integral de Adolescentes. Nesta ONG, tem liderado há 16 anos a formação de uma equipe de jovens e arte-educadores que faz a co-gestão da instituição e articula a Rede Ser-Tão Brasil de arte-educação voltada para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Seu trabalho como diretora de teatro se expressa no CRIA. Este teatro é feito por adolescentes, jovens e familiares e é uma proposta inovadora de criação coletiva, que agrega dança, música, poesia e é desenvolvido de forma a valorizar as culturas populares e a expressão étnico-cultural de cada participante. Maria Eugênia também dá assessoria a projetos de arte-educação para o desenvolvimento sustentável local, em várias partes do Brasil e fora do país, tendo como eixo central a valorização das culturas populares. Tem concebido e coordenado grandes Festivais e Encontros de Arte-Educação (como os 4 Festivais "O Adolescente e a Arte pelos Direitos Humanos" – 1998 a 2001 e o Encontro "Ser-Tão-Brasil" – 2003 à 2006), nos quais também faz a direção de aulas-espetáculos com vários artistas nacionais, como Antônio Nóbrega, Mestre Salustiano, Xangai, entre outros. Atualmente é líder da Avina e faz parte do Secretariado da Rede Latino Americana de Arte e Transformação Social, apoiada por esta instituição.


Sonia Rangel (BA)

Artista visual e cênica, professora da Escola de Teatro e da Escola de Belas Artes da UFBA desde 1980. Mestre em Artes Visuais (1995) e Doutora em Artes Cênicas (2002) também pela UFBA; com intensa participação na vida cultural da cidade de Salvador, com várias premiações em artes visuais e cênicas. Possui obras em acervos públicos e privados no Brasil e no exterior.